O evento teve por objetivo fazer um diagnóstico das produções artesanais para saber se esses profissionais têm condições de participar de um dos projetos desenvolvidos pelo SEBRAE. “A Fátima Paixão, gerente regional do Sebrae em Santarém, visitou a feira do artesanato e viu a possibilidade de reunir esses artesãos em torno de um projeto. Hoje, eu vim me reunir com esse pessoal para fazer um diagnóstico do perfil deles para saber se eles têm condições de participar em grupo de um projeto de capacitação”, afirma Izabela Balieiro, Consultora Nacional e Estadual do SEBRAE.
Segundo a consultora, o projeto oferecerá cursos de capacitação para que possam se organizar e se desenvolver como empreendedores. Os cursos darão melhores noções de: acabamento aos produtos, gerenciamento do negócio e trabalho em grupo com a possibilidade de se organizar em associações e cooperativas.
Os artesãos que desejam ter sucesso em seus empreendimentos devem ficar atentos às dicas da consultora Izabela Balieiro: “Nós vivemos na região mais rica do mundo. E o que está na natureza é para ser colhido e trabalhado. Está tudo aqui é só olhar além da soleira da porta. Também é preciso criar uma identidade para o município, como algumas peças que vi com o ouriço da castanha, para quando as pessoas olharem os produtos poderem dizer isso aqui é de Oriximiná”, explica.