sexta-feira, 10 de julho de 2009

FESTIVIDADE DE SANTO ANTÔNIO


Como manda a tradição, a Festividade de Santo Antônio acontece do 1º ao 3º domingo do mês de agosto. E o mês de agosto chegou com muita vontade de realizar o círio que será no dia 02.
Este ano a festividade em homenagem ao padroeiro de nossa cidade tem como tema “Santo Antônio Pregador da Paz e da Justiça”.
O círio fluvial é considerado hoje o grande patrimônio religioso, cultural e turístico do município. Teve início em 04 de agosto de 1946 e com o passar dos anos se engrandeceu tanto a ponto de conquistar o título de maior círio fluvial do mundo. Mas nem sempre foi assim, antes de 1946, no primeiro dia de festividade a imagem do santo saía em procissão da casa de um dos fiéis da comunidade que hoje corresponde ao centro da cidade. Durante o translado trezenas e ladainhas eram entoadas em louvor ao padroeiro.
Hoje, 63 anos depois, a Imagem de Santo Antônio sai de uma comunidade ribeirinha conduzido por uma balsa espetacular acompanhada por inúmeros barcos, lanchas e barquinhas que são soltas no rio trombetas dando a impressão de que uma cidade flutuante flutuante se aproxima. Enquanto isso milhares de fiéis, turistas e curiosos aguardam a chegada da imagem no porto da cidade. É um espetáculo de encher os olhos de qualquer pessoa.
São quinze dias de muita festa que atraem turistas de várias partes do Brasil e do mundo. O grandioso evento esquenta a economia local com venda de roupas, calçados, comidas típicas, bebidas, além de gastos de turistas com passagem, alimentação, hospedagem e outros.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

BALSA DE SANTO ANTONIO JÁ ESTÁ SENDO ORNAMENTADA


O projeto artístico para a balsa do Círio Fluvial de Santo Antônio 2009 foi escolhido através de um Edital de Seleção de Projetos com inscrições de 05 a 22 de junho.
A arte aprovada é de autoria de Jânio Abel Caetano de Sena, popular Meio Quilo.
Projeto aprovado é hora de colocar a mão na massa, para isso três pessoas de Parintins foram contratadas para a execução da obra que tem orçamento máximo de R$ 35.000,00 (Trinta e cinco mil reais).
No total 15 pessoas estão trabalhando desde o dia 02 de julho para entregar a Balsa impecável nas mãos da Paróquia de Santo Antônio no dia 02 de agosto, dia do Círio Fluvial de Santo Antônio.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SERÁ MINISTRADO PTR E ORIXIMINÁ

A informação é um alívio para os aprovados no vestibular que moram em cidade de Oriximiná. Os rumores de que o curso seria transferido para Porto Trombetas deixaram os calouros daqui com os ânimos à flor da pele. Por isso o ORIXI NOTICIA para diminuir o sofrimento desse povo e traz a boa notícia: O CURSO SERÁ MINISTRADO EM ORIXIMINÁ E PORTO TROMBETAS - PTR.
O professor Miguel Canto, um dos responsáveis por boa parte dos cursos da UFPA, nos informou que a Miração Rio do Norte vai pagar a universidade para o curso ser executado em PTR. Isso se deve em função de a mineradora não querer abrir mão de seus funcinários, em média 30, na sexta-feira já que o curso é à distancia com aulas aos sábados.
Os aprovados no vestinular que residem no núcleo urbano do município, cerca de 20, terão aulas no núcleo universitário.
As aulas ainda não tem previsão para começar. Até o momento só está marcada para o dia 22 de agosto a aula inaugural do curso de licenciatura em matemática a distância.

CURSO DE MÚSICA DA UFPA É MINISTRADO NA ESCOLA DE MÚSICA

Em outros centros urbanos quem é aluno da UFPA, Universidade Federal do Pará, estuda na sede da universidade. Aqui em Oriximiná, a situação é diferente. Os alunos da instituição estudam onde tem espaço apropriado. E o espaço mais adequado para estudar música em Oriximiná é a Escola Municipal de Música que abriu as portas para receber o curso que teve início na semana passada.
O curso possui apenas 20 acadêmicos. Desse total, 15 são residentes do município e outros são oriundos de Monte Alegre, Óbidos e Itaituba.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

FOTO DA SEMANA -

COISAS QUE NINGUÉM VÊ...


Este buraco, que já está conhecido o buração do Novo Horizonte, parece mais uma garganta enorme, aberta e prestes a engolir o bairro que legalmente é apenas área de invasão no município, assim como o bairro do Penta. O pior de tudo é que o problema passa desapercebido, ou pelo menos, as pessoas fazem vista grossa diante dele. Mas a verdade é que as moradores do entorno estão correndo um sério risco de perder suas casas ou coisa pior... O mais intrigante é que as crianças se divertem com as crateras abertas fazendo delas seu novo, ou talvez, único brinquedo. Agora, com vocês o Grand Canyon oriximinaense!