sexta-feira, 31 de julho de 2009

OPINIÃO

O GRANDE E CRESCENTE PROBLEMA DA AIDS

Na manhã desta quintá-feira, dia 30, em conversa não oficial com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, tive uma revelação triste: ORIXIMINÁ POSSUI 35 CASOS DE AIDS CONFIRMADOS E PARA CADA CASO NOTIFICADO HÁ A PROBABILIDADE HAVER 12 PESSOAS INFECTADAS PELO VÍRUS SEM TER CONHECIMENTO. Calculando: 35x12=420. Isso nos leva a infeliz previsão de possíveis 420 pessoas infectadas pelo vírus HIV no município.

É imprecionante como a disseminação do vírus HIV continua de forma de acelerada mesmo com tanta informação a respeito. A impressão que tenho é que, quando o assunto é sexo, ainda há a dificuldade de aceitar mudanças. O tabú de falar sobre o assunto dá a visão de que está problema já foi vencido, entretanto colocar em prática a atitude de transformar as relações sexuais no modelo exigido pela medicina - Usar camisinha, diminuir parceiros e etc e tal - é um preço caro demais a ser pago.
Por outro lado, tenho em meu pensamento que as campanhas contra o vírus não satisfazem a necessidade de combatê-lo. Penso que ao dizer "USE CAMISINHA" estamos incentivando as pessoas a fazerem sexo e, por trás de tudo, aumentarem os lucros da indústria de preservativo. Aí vale tudo: fazer sexo com vários parceiros já que "usar camisinha" resolve o problema. Isso não seria um empurrãozinho a mais à promiscuidade? Acredito que utilizar preservativo é essencial assim como diminuir o número de parceiros que nos leva a adquirir qualidades como: respeito ao próximo, lealdade, fidelidade e tantos outros, que mais parece promessas de um sonho perdido...

Antes de finalizar este desabafo direi: A Aid's nos deixa sem defesas e propensos a morrer por qualquer bobagem, uma gripe, uma infecção fungica, bacteriana e etc. Por isso é preciso combatê-la de todas as formas. Então use sim camisinha, em todos os momentos, ocasiões, até no pensamento se for possível, mais principalmente diminua o número de parceiros sexuais. Quando pensar em sexo com alguém, pense também num hemograma completo e aí se entregue e seja saudável e feliz!

Um abraço.

terça-feira, 28 de julho de 2009

EQUIPE PROCURADOS FAZ HOMENAGEM A SANTO ANTÔNIO


Foto da última camisa


A homenagem ao Padroeiro de Oriximiná, Santo Antônio, será uma alvorada no dia do Círio. Para isso, 40 camisas foram confeccionadas nas cores azul claro e vermelho com uma imagem do santo.
Esta é a 6ª camisa do grupo que se formou em outubro de 2007 com o objetivo de reunir os amigos, que são loucos por motos, para aproveitar as festas oriximinaenses, principalmente os balneáreos, a estrada e tudo de bom que a vida pode ofertar.

ORIXIMINÁ TERÁ POSTO DO SEBRAE

Finalmente Deus ouviu as nossas preces e Oriximiná foi contemplado com um escritório do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa.
O escritório funcionará no prédio da antiga prefeitura, localizado na Rua Barão do Rio Branco, em frente a Praça Santo Antônio.
Nesta sexta-feira, dia 31, acontece sua inauguração na Câmara Municipal, a partir das 18h. Participe e fique por dentro dos serviços ofertados no município.

FEIRA DO ARTESANATO ESTÁ DE VOLTA


Esta é primeira feira do artesanato do ano 2009 e faz parte do projeto Arte e Cultura na Praça organizado pela ADMO, Agencia de Desenvolvimento Municipal de Oriximiná. O Arte na Praça acontecerá nos dias 30 e 31 de julho e 1 de agosto, véspera do círio, na Praça Santo Antônio. Toda a população oriximinaense está convidada a participar e contribuir com o crescimento e valorização do artesão oriximinaense.

HOJE TEM ESPETÁCULO NA CASA DE CULTURA


Neste fim de semana o Projeto Cultura Dinâmica apresentou dois musicais e um espetáculo de Teatro.
Na sexta-feira, 24, os músicos Fernando Torres, Celso Amorin e convidados fizeram um musical voltado para o tema “Alma – Amazônia universal, música alternativa”.
No sábado, 25, foi a vez de a Companhia de Teatro Uirapuru apresentar o espetáculo “No Balanço da Canoa”. Uma comédia para lá de engraçada com os personagens Norminda, presidente da Cabeceira do Pau Grande, e o Padre João, um jovem vigário da comunidade. Norminda quer se vingar do padre por pensar que ele revelou seus “deslizes” revelados em confissão, ela não tem pecados, durante uma missa. O padre sofre durante uma viagem de canoa feita com a presidente da cabeceira do Pau Grande que diz: “a vingança é um prato que se come frio e o meu já está com sebo”. É de morrer de rir!
No domingo, 26, teve a apresentação do musical “Show – cantando a Amazônia” também do grupo de teatro Uirapuru.
A proposta do projeto, executado pela Séc. de Cultura Desporto e Lazer, é fazer a Casa de Cultura dar espaço para aos artistas da terra fazerem suas apresentações além de dar uma opção a mais de lazer ao povo oriximinaense.
Agora você já sabe, o seu fim de semana tem lazer na Casa Cultura, a partir das 19:30h com apresentações de música, dança e teatro. Participe! Para assistir as apresentações, crianças pagam apenas R$ 1,00 e adultos R$ 2,00. É diversão para toda a família!