O GRANDE E CRESCENTE PROBLEMA DA AIDS
Na manhã desta quintá-feira, dia 30, em conversa não oficial com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, tive uma revelação triste: ORIXIMINÁ POSSUI 35 CASOS DE AIDS CONFIRMADOS E PARA CADA CASO NOTIFICADO HÁ A PROBABILIDADE HAVER 12 PESSOAS INFECTADAS PELO VÍRUS SEM TER CONHECIMENTO. Calculando: 35x12=420. Isso nos leva a infeliz previsão de possíveis 420 pessoas infectadas pelo vírus HIV no município.
É imprecionante como a disseminação do vírus HIV continua de forma de acelerada mesmo com tanta informação a respeito. A impressão que tenho é que, quando o assunto é sexo, ainda há a dificuldade de aceitar mudanças. O tabú de falar sobre o assunto dá a visão de que está problema já foi vencido, entretanto colocar em prática a atitude de transformar as relações sexuais no modelo exigido pela medicina - Usar camisinha, diminuir parceiros e etc e tal - é um preço caro demais a ser pago.
Por outro lado, tenho em meu pensamento que as campanhas contra o vírus não satisfazem a necessidade de combatê-lo. Penso que ao dizer "USE CAMISINHA" estamos incentivando as pessoas a fazerem sexo e, por trás de tudo, aumentarem os lucros da indústria de preservativo. Aí vale tudo: fazer sexo com vários parceiros já que "usar camisinha" resolve o problema. Isso não seria um empurrãozinho a mais à promiscuidade? Acredito que utilizar preservativo é essencial assim como diminuir o número de parceiros que nos leva a adquirir qualidades como: respeito ao próximo, lealdade, fidelidade e tantos outros, que mais parece promessas de um sonho perdido...
Antes de finalizar este desabafo direi: A Aid's nos deixa sem defesas e propensos a morrer por qualquer bobagem, uma gripe, uma infecção fungica, bacteriana e etc. Por isso é preciso combatê-la de todas as formas. Então use sim camisinha, em todos os momentos, ocasiões, até no pensamento se for possível, mais principalmente diminua o número de parceiros sexuais. Quando pensar em sexo com alguém, pense também num hemograma completo e aí se entregue e seja saudável e feliz!
Um abraço.