quarta-feira, 16 de setembro de 2009

QUILOMBOLAS INAUGURAM RAMAL PARA ESCOAMENTO DA CASTANHA

Agilidade no trabalho e aumento da produção de castanha. Essa é a perspectiva que a abertura de um ramal de 20km traz à Cooperativa dos Produtores de Castanha de áreas de quilombolas. A conquista é fruto da parceria entre Prefeitura de Oriximiná (PMO), Mineração Rio do Norte (MRN) e Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO).
A obra foi inaugurada no dia 11, na comunidade da Pancada.
A prefeitura ficou responsável por fornecer as máquinas e a mão-de-obra para a execução do serviço, enquanto que a MRN fez o repasse de R$ 135 mil para a compra de combustível e alimentação.
Durante 48 dias, 20 homens entre operadores de máquinas, fiscais e outros, trabalharam na abertura dos 20km do ramal que possui no mínimo 5m de largura, piçarrado, com 180 metros de ponte somando 13 pontes no total.
A estrada liga a Comunidade da Pancada à Comunidade Cajual, no Rio Erepecurú, e possui dois braços que levam às Cachoeiras: dos Porcos e do Chuvisco. Mais do que a oportunidade de escoar a castanha, o ramal também representa agilidade no transporte da produção agrícola, acessibilidade ao garimpo de exploração do ouro que fica no entorno e fomento ao turismo.
Francisco Hugo de Souza, Cooperativa dos Produtores de Castanha, afirma: “Este ramal vai melhorar a vida de 10 comunidades rurais. Vai dar agilidade ao nosso trabalho e aumentar a nossa produção”. A expectativa é que o escoamento da castanha em áreas quilombolas de um salto 4 mil para 15 mil/ano.

Nenhum comentário: