
Em uma enquete realizada para o meu programa de TV, os entrevistados se mostraram ansiosos em ver trabalhando os Agentes de Trânsito por verem isso como única forma de diminuir as infrações no trânsito oriximiniaense. Pois bem, os Agentes já foram convocados e estão trabalhando interinamente na Coordenadoria Municipal de Trânsito, entretanto devemos esperar um pouco mais para vê-los nas ruas.
De acordo com Ivo Matos, Coordenador Municipal de Trânsito, os 10 agentes devem ainda passar por treinamento fora do município para poder estarem áptos a exercer suas atividades. A expectativa é a partir do segundo semestre deste ano, os Agentes de Trânsito já estejam incumbidos de ordenar o trânsito oriximinaense.
A função Agente de Trânsito foi criada pela Lei nº 9503 de 23 de setembro de 1997, Código de Trânsito Brasileiro, que intituiu a municipalização do trânsito. A lei passa poderes executivos no trânsito aos municípios. São funções desses profissionais de acordo com o inciso VI: executar a fiscalização, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis por infrações de circulação, estacionamento e parada previstas no codigo de trânsito.