quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CULTURA DA TERRA

Desabafo


Ah! como foi bom te conhecer,
Mas arrancar-te do pensamento
É tarefa difícil que não me foi ensinada.
Amo-te, e a este sentimento estou condenada!

Ah! como foi bom ter o teu olhar,
Mas é triste saber que ele tem novo horizonte.
É melancólico hoje o meu olhar
Que derrama lágrimas de solidão!

Ah! como foi bom compartilhar do teu sorriso,
Mas a tua ausência meu sorriso matou.
É o meu pesar tão insuportável
Que me suprime o ar em asfixia!

Ah! como foi bom escutar a tua voz,
Mas é frustrante este silêncio agora.
É mortífera a saudade que me consome os pensamentos,
E deixa-me difusa em meio as nossas recordações!

Ah! como foi bom ter os teus abraços,
Mas estou com frio pela falta dos teus carinhos.
É mentecapta a sensação de desabraço
Neste meu novo – velho caminho!

Ah! como foram bons teus beijos,
Mas minha boca está a murmurar
Pelos teus lábios de brasa viva.
De fato, preciso de você em minha vida!

Ah! como foi bom sentir o teu amor,
Mas que pena que não foi amor.
Deve ter sido uma paixão – efêmera,
Que esmiuçou minh’alma sem pena!

(Sophie Amadeus)

Autora do Poema, se chama Alice Canto, ela usa o heterônimo Sophie Amadeus e é oriximinaense. Para saber mais sobre suas obras é só entrar no link: http://colibrilunaresophieamadeus.blogspot.com . Faça como a Alice, mande também uma obra para o Orixi Notícia. Será um prazer divulgar o seu trabalho!

VIGILÂNTE VOLUNTÁRIO CONTRA A DENGUE

O programa Vigilante Voluntário, da Diretoria de Vigilância em Saúde, que no ano passado foi escolhido para representar o Estado no Pará no Fórum Nacional da Anvisa, volta a atacar o mosquito da dengue.

Para o trabalho, são escolhidos representantes de cada associação de bairro existentes em Oriximiná que vão atuar junto com os agentes de endemias realizando visitas domiciliares para identificar e erradicar potenciais focos de desenvolvimento do mosquito além de levar orientações a população sobre formas de  prevenção contra a dengue.  Os escolhidos para atuar no combate ao Aedes Aegypt são considerados vigilântes voluntários, daí o nome do projeto.

Dentro das ações do programa também estão previstas a realização dos chamados "ARRASTÕES CONTRA A DENGUE" que consistem em um dia inteiro de atividades em um único bairro mobilizando a população para destruir qualquer possibilidade de reprodução do Aedes Aegypt. Esses arrastões são realizados em bairros que apresentam focos do mosquito e notificações de casos da dengue.

Idealizado pela Dra. Márcia Campos, veterinária e Diretora de Vigilância em Saúde de Oriximiná, o projeto teve início no ano passado e trouxe grandes resultados. "O Vigilânte Voluntário deu tão certo que foi escolhido para representar o Estado do Pará no Fórum Nacional da Anvisa, pois ele mobiliza e capacitada o cidadão para participar na luta contra a dengue e é só com a participação das pessoas que podemos erradicar esse mal." - Márcia Campos.