FREEZER CHEIO...GREVE DA ADEPARÁ NÃO AFETA ORIXIMINÁ
Texto: Leize Silva
Mesmo sem a emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal), serviço executado pela ADEPARÁ, o fornecimento de carne em Oriximiná continua ocorrendo com a maior normalidade. Isso está promovendo atritos entre o Secretário de Agricultura – Alfeu Carpeggiane e o Veterinário responsável pela ADEPARÀ – Márcio Nóvoa.
Segundo Nóvoa - com a greve - estão paralisados no município os serviços de atendimento ao público, entretanto as atividades internas da ADEPARÀ continuam sendo executadas. O problema é que a GTA deixou de ser emitida e sem ela, legalmente, os bovinos ficam impossibilitados de serem transportados até o matadouro municipal sob pena de autuação.
Em contrapartida, com a alegação de que Oriximiná não pode ficar sem carne, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento - SEMAGRI, decidiu por continuar com as atividades do Matadouro Municipal. De acordo com Carpeggiane, a Secretaria está sendo ameaçada de autuação por Márcio Nóvoa, que teria como resultado o fechamento do matadouro.
Em entrevista, o veterinário negou a acusação afirmando haver apenas a possibilidade de aplicação de multas, de acordo com a Lei Estadual 6.712, tanto ao matadouro quanto aos marchantes e criadores de gado por transportarem os animais sem a GTA.
Na manhã desta quinta-feira, dia 29, pecuaristas do município se reuniram em frente a ADEPARÁ para verificar se haveria uma possível prorrogação da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, tendo em vista que o prazo para a mesma encerra a no sábado, dia 31, e que as doses da vacina ainda não estão disponíveis para venda na cidade. Mesmo em greve, as portas da instituição foram abertas e os produtores receberam a informação - até o momento não oficial – da possibilidade de prorrogação da campanha por mais uma semana.
Marcio Nóvoa declarou ainda que a greve pode ter suspensão ainda nesta quinta-feira e que só está aguardando uma posição do sindicato da classe para a retomada das atividades normais da ADEPARA no município.