sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Homenagem aos pais

Esta homenagem eu dedico a todos os meus amigos. Ex-colegas de aula, colegas atuais de aula, colegas de trabalho, ex-colegas de trabalho... a todos os meus amigos pais que fizeram ou que fazem parte da minha vida! Obrigada por vcs existirem!

Homenagem Dia dos Pais

Esta homenagem é a meu pai Lázaro. Obrigada por ser o pai mais especial do mundoooooooooooooooooo! Eu amo tanto o senhor que minha alma chora de alegria quando lembro de todas as suas obras. Hoje vejo que o senhor não poderia ser melhor pai do que foi. Te amoooooo papai. Que Deus o abençoe sempre e lhe muitos anos de vida para possamos gozar para eternidade, se possível, a glória da sua presença!

Homenagem ao Dia dos Pais

Esta é a homenagem do ORIXI NOTICIA a você pai que nosso companheiro. Que Deus o abençoe e abençoe suas ações para que seus filhos se orgulhem de você e de seus ensimentos e quando forem pais possam se guiar pela sua conduta. Feliz dia dos Pais!

Homenagem ao Dia dos Pais

Esta é a homenagem do ORIXI NOTICIA a você pai que nosso companheiro. Que Deus o abençoe e abençoe suas ações para que seus filhos se orgulhem de você e de seus ensimentos e quando forem pais possam se guiar pela sua conduta. Feliz dia dos Pais!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

EX-PROFESSORA LAURA DINIZ FALECE EM FORTALEZA

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 05 de agosto, em Fortaleza, Ceará, aos 88 anos de idade, a ex-professora Laura Wanderley Picanço Diniz, mãe do ex-prefeito Argemiro Diniz e uma das mulheres que mais realizou causas sociais em Oriximiná.
A pernambucana natural do Recife chegou ao município em 1947, depois de casar com o Sr. José Antônio Picanço Diniz, e foi morar no Lago Salgado. Lá iniciou seus trabalhos sociais ensinando artesanato às mulheres dessa localidade. Ao mudar-se para a cidade continuou com os trabalhos artesanais, e desenvolveu atividades voltadas ao teatro e à música como informa a professora Benedita Lobato que já escreveu uma biografia da Sra. Laura Diniz: “Ela ensinava artesato, teatro e canto em sua própria casa. Tinha um espaço reservado para isso” – afirma. Ministrou aulas nas escolas Santa Maria Goretti, disciplina “Educação Moral e Cívica”, e Adélia Figueira na qual ensinava Francês. Foi nomeada a 1ª Secretária Municipal de Educação e hoje possui em seu nome a Escola Municipal da Laura Wanderlei Diniz que atua em Oriximiná há mais 20 anos e em 2008 ganhou um prédio novo sendo considerada em estrutura a melhor escola do município.
Em suas grandes conquistas estão a fundação da Associação Maternidade São Domingos Sávio e do Hospital São Domingos Sávio, da creche Casa da Criança e da Escola de Artesanato Dom Bosco.
Em homenagem a estar mulher que tanto contribuiu para o desenvolvimento social do município, a prefeitura de Oriximiná decretou, no dia 06 de agosto, 3 dias de Luto Oficial com o hasteamento da Bandeira Nacional a meio pau, na fachada principal de cada repartição pública.

BALCÃO DO SEBRAE É INAUGURADO EM ORIXIMINÁ


Prefeito Luiz Gonzaga e Cleide Tavares Diretora Técnica do SEBRAE - Pará

A inauguração aconteceu às 18h do dia 31 de julho na Câmara Municipal e reuniu integrantes do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, além de autoridades e empreendedores do município.
Irá funcionar no prédio da Antiga Prefeitura, na Praça Santo Antônio, em parceria com a ADMO, Agencia de Desenvolvimento Municipal de Oriximiná.
Para a inauguração, estiveram presentes no município Cleide Tavares - Diretora Técnica do SEBRAE-Pará, Flora Navarro - Assessora Técnica da Diretoria do SEBRAE – Pará, Marcelo Araújo – Gerente da Unidade de Indústria do SEBRAE e Fátima Paixão – Gerente Regional do SEBRAE em Santarém.
Segundo Cleide Tavares – Direta Técnica do SEBRAE, Oriximiná já contava com os serviços da instituição a algum tempo, a inauguração de ponto de atendimento só irá intensificar suas ações no município: “O SEBRAE já está em Oriximiná e a algum tempo. O que estamos fazendo neste momento e intensificando a parceria com a prefeitura e com a ADMO. Com o objetivo de construir condições favoráveis para a micro e pequena empresa no Oeste do Pará, nós não podíamos deixar de compreender Oriximiná como um município que tem muita importância nesse contexto. Então negar o ponto de atendimento em Oriximiná seria negar o processo de desenvolvimento no Pará”, afirmou.
Hoje, o Oeste do Pará, composto por 13 municípios, já possui ponto de atendimento do SEBRAE em Monte Alegre, Juruti e Oriximiná além de um posto regional em Santarém.
Para o prefeito Luiz Gonzaga Viana Filho, esta é a concretização de mais oportunidade de crescimento de econômico para Oriximiná: “O povo oriximinaense vinha pedindo há muito tempo um posto de SEBRAE e por isso nós não medimos esforços para ter um ponto de atendimento aqui e dar aos nossos empreendedores uma oportunidade a mais de crescimento empresarial e também de crescimento econômico para nossa cidade”.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Informações gerais sobre a gripe suína AH1N1

Descubra mais informações sobre a gripe suína que já tem Oriximiná a suspeita de dois casos!

FEIRA DO ARTESANATO LOTA A PRAÇA SANTO ANTÔNIO


“Oportunidade de mostrar o trabalho”, “Oportunidade de vender o material produzido”, “Oportunidade de valorização do artesanato e de seus produtores”. Oportunidade é a palavra que se manifesta no discurso dos 57 artesãos beneficiados pelo Projeto Arte e Cultura na Praça organizado pela ADMO – Agência de Desenvolvimento Municipal de Oriximiná que teve início no ano passado.
A primeira feira do artesanato deste ano aconteceu nos dias 30, 31 de julho e 01 de agosto na Praça Santo Antônio reunindo um grande público entre munícipes e turistas que já se faziam presentes em Oriximiná para participar do Círio de Santo Antônio, maior círio fluvial do mundo.
Segundo Joseane Oliveira, Diretora Administrativa de ADMO, o evento cresceu muito e está proporcionando a valorização do artesão objetivo alcançado pelos idealizadores e organizadores do projeto “O Arte na Praça vem crescendo a cada exposição, o público está cada vez maior assim como o número de artesãos participantes do projeto. A gente se sente muito feliz por ver que o nosso trabalho que está dando certo, pois estamos conseguindo a valorização do artesão, dando a eles oportunidade de geração de emprego e renda e de uma vida melhor – esse é nosso principal objetivo”.
O “Arte na Praça”, título da feira, tem produtos para todos os gostos e necessidades que vão da culinária aos brinquedos, material de cama, mesa, banho, decoração, vestuário, calçados e tantos outros. Anglea Mara, Diretora de TV APS fala sobre essa diversidade “Tem cada coisa linda, uma mais bonita que a outra, isso renova nossa vida e valoriza nossos artesãos. Gostei de tudo, a culinária está impecável. Vou comprar uma panela de barro que eu simplesmente adorei”.
A artesã, Maria Domingas Barbosa, afirma que o projeto é a realização de um sonho “Eu sempre tive o sonho de ter um espaço para eu expor e vender meu trabalho. Eu agradeço a ADMO e ao governo municipal por nos darem essa oportunidade”. Alexandre Printes, artesão, questiona ainda a dificuldade que o oriximinaense tem de agregar valor ao artesanato “Eu já estive em São Paulo fazendo a exposição do meu trabalho e lá eles pagam muito bem pelos nossos produtos e têm o interesse de leva-los para casa. Aqui, eu vendo minhas peças a R$ 3,00 e R$ 2,00 e pessoal acha caro, esse valor muitas vezes não dá nem para pagar os produtos que usamos, menos ainda nosso trabalho, mas eu gosto do que eu faço e fico feliz por estar na feira”.
Como já foi dito, está é apenas a primeira feira do ano, quem não participou terá outras oportunidades, pois segundo o cronograma de atividades de projeto, haverá “Arte na Praça” uma vez ao mês até o final de 2009. Para confirmar a informação, o prefeito municipal Luiz Gonzaga Viana Filho afirma que a prefeitura estará dando apoio para a continuidade do mesmo “Essa é uma responsabilidade nossa e temos que valor essas pessoas que querem trabalhar porque esta é uma oportunidade de emprego e renda além de desenvolvimento econômico. Por isso nós vamos continuar incentivando essa atividade junto com a ADMO”.