sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ORIXIFOLIA COM DATA DEFINIDA

Os arrastões do Bloco do Rigico já estão agitando os fins de semana em Oriximiná desde o dia 02 de janeiro e essa festa maravilhosa que se chama carnaval vai ficar mais quente com a chegada do Orixifolia 2010. A festa está marcada para os dias 13, 14, 15 e 16 fevereiro, na rua 24 de dezembro, de 18 às 24h. Este ano a folia vai terminar à meia-noite para evitar índices altos de violência, que segundo o Capitão da Polícia Militar de Oriximiná, Marcelo Ribeiro, são provocados pelo consumo em excesso de bebidas alcóolicas.

Orixifolia 2010, vai contar com a empolgação de 24 blocos carnavalescos, animação de bandas locais e participaçao especial da Banda MV3 de Manaus. 

RECEITA DE REPELENTE CASEIRO

Em época de reprodução intensa do Aedes Aegypti, famoso mosquito da dengue, não dá para vacilar. Todo cuidado é pouco quando o assunto é prevenção. Por isso, resolvi compartilhar com você esta receita caseira de repelente que foi enviada para o meu endereço eletrônico.

RECEITA DE REPELENTE CASEIRO

Esta receita foi passada por pessoas de uma colônia de pescadores de Muriquí (Rio de Janeiro), que nunca tiveram dengue ou 'afins'. O excelente é que não intoxica; pode ser usado à vontade.

- 1 Garrafa de álcool;
- 1/2 vidro de óleo johnson ou óleo para bebê para não desidratar a pele;
- 1 pacote de cravo da índia (mais ou menos 30 cravos) de infusão por noite.

Alguns pescadores há muito tempo já utilizam essa mistura para protegê-los das picadas de mosquitos durante suas pescarias. Experimente também e se der certo passe essa experiência para outras pessoas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ENXURRADA MATA MENINO DE 4 ANOS

A tragédia aconteceu durante uma forte chuva que desabou sobre Oriximiná na tarde do último sábado, dia 24. O menino Gerlison dos Santos Maximiliano, 4 anos, saiu para brincar na chuva e foi sugado pela forte enxurrada para um bueiro a céu aberto sendo arrastado por um longo percurso. O menino foi resgatado sem vida pelo bombeiro Marivan, próximo ao Paracuí.

Gerlison morava com os avós, pois sua mãe trabalha na cidade de Juruti.

Esse trágico acidente deve servir de alerta ao poder público e aos pais.

Ao poder público pela responsabilidade de manter os bueiros fechados para não oferecer riscos a vida das pessoas. E aos pais para não deixarem seus filhos brincar na chuva, já que este é um hábito frequente entre as crianças, e pode trazer problemas como resfriado, dermatoses, leptospirose, verminoses e inclusive levar a morte como o ocorrido com Gérlison.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CULTURA DA TERRA

Olá companheiro do Orixi Notícia! Este espaço tem por objetivo mostrar suas produções artísticas e culturais. Se você é artista plástico, artesão, tem um grupo de teatro, escreve músicas ou poesias, mande um e-mail para leizeanjos@hotmail.com. Conte sua história, seu trabalho, contato, endereço... Enfim, informe ao blog o que você quer que ele escreva ou mostre sobre você. O espaço está aberto, revele ao mundo suas produções, pois a internet é universal!

Quando na areia da praia
A lua deitar,
Cabocla de volta ao rio
Eu vou mergulhar.

Então menina do rio
Não vais mais de achar
Mas fica contigo a marca
Deste luar.

Então o homem boto n' água
Foi mergulhar
Deixando a cabocla no rio
Com um filho a esperar

Se isso é verdade eu não sei
Como comprovar.
Mas ribeirnho insiste
Essa história em contar.

"Cuiantã, cuidado!
Se estás de 'bode',
Não vá para o rio.
Olha o boto, se ele te pega
Credo em cruz tu já viu!".

Então o homem boto n' água

Foi mergulhar
Deixando a cabocla no rio
Com um filho a esperar

Se isso é verdade eu não sei
Como comprovar.
Mas ribeirnho insiste
Essa história em contar.

Autor: Leize Silva