FREEZER CHEIO...GREVE DA ADEPARÁ NÃO AFETA ORIXIMINÁ
Texto: Leize Silva
Texto: Leize Silva
Mesmo sem a emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal), serviço executado pela ADEPARÁ, o fornecimento de carne em Oriximiná continua ocorrendo com a maior normalidade. Isso está promovendo atritos entre o Secretário de Agricultura – Alfeu Carpeggiane e o Veterinário responsável pela ADEPARÀ – Márcio Nóvoa.
Segundo Nóvoa - com a greve - estão paralisados no município os serviços de atendimento ao público, entretanto as atividades internas da ADEPARÀ continuam sendo executadas. O problema é que a GTA deixou de ser emitida e sem ela, legalmente, os bovinos ficam impossibilitados de serem transportados até o matadouro municipal sob pena de autuação.
Em contrapartida, com a alegação de que Oriximiná não pode ficar sem carne, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento - SEMAGRI, decidiu por continuar com as atividades do Matadouro Municipal. De acordo com Carpeggiane, a Secretaria está sendo ameaçada de autuação por Márcio Nóvoa, que teria como resultado o fechamento do matadouro.
Em entrevista, o veterinário negou a acusação afirmando haver apenas a possibilidade de aplicação de multas, de acordo com a Lei Estadual 6.712, tanto ao matadouro quanto aos marchantes e criadores de gado por transportarem os animais sem a GTA.
Na manhã desta quinta-feira, dia 29, pecuaristas do município se reuniram em frente a ADEPARÁ para verificar se haveria uma possível prorrogação da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, tendo em vista que o prazo para a mesma encerra a no sábado, dia 31, e que as doses da vacina ainda não estão disponíveis para venda na cidade. Mesmo em greve, as portas da instituição foram abertas e os produtores receberam a informação - até o momento não oficial – da possibilidade de prorrogação da campanha por mais uma semana.
Marcio Nóvoa declarou ainda que a greve pode ter suspensão ainda nesta quinta-feira e que só está aguardando uma posição do sindicato da classe para a retomada das atividades normais da ADEPARA no município.
5 comentários:
Pow não sabia que estava havendo esse atrito entre o secretário Carpegiane com o responsável pela Adepará de Oriximiná.
infelizmente o Ropórter da APS, que deveria mandar matérias da cidade não faz nada.
um abraço pra vc...
A Constituição Federal de 1988 elevou o direito de greve à categoria dos direitos fundamentais. Com efeito, o direito de greve se enquadra simultaneamente como direito fundamental de primeira (direito de liberdade), segunda (direito social) e terceira (direito de solidariedade) geração, uma vez que, ao mesmo tempo: 1) obriga o Estado a uma omissão, permitindo as liberdades públicas e o direito de reunião; 2) tem por objetivo a melhoria das condições sociais do trabalhador e 3) representa uma manifestação de solidariedade entre os homens, constituindo-se em típico direito metaindividual.
Tratando-se de direito fundamental do trabalhador, mesmo aqueles servidores ainda não estáveis, submetidos ao chamado “estágio probatório”, têm direito de greve nos mesmos termos dos servidores estáveis.
A atitulde impensada e Irresponsável do governo municipal de oriximiná, pode atrapalhar o pleito da Região do Baixo e Médio Amazonas, que hoje se em contra impossibilitado de embarca gado para a região de Belém, que estão praticando preços melhores que os praticados em Oriximiná e Manaús, com isto vamos sofre por mais tempo nas mãos do marchantes, que são os verdadeiros exploradores destas situação.
A entrada de Animais no Matadouro fomenta o roubo de Gado na região, e torna ainda mais difícil o almejado plano do governo do Estado em colocar todo o estado de Zona de Médio Risco para Febre Aftosa.
O ato deste município forma um verdadeiro precipício entre estas Região e a do Região do Marajó que está em processo para liberação de área livre de Febre Aftosa antes do final do ano, mais uma vez a região perde com estas atitudes imprudentes e desorientadas de um prefeito arrogante e um secretário que não é da área
A FALTA DE ORIENTAÇÃO DOS GOVERNATES DESTE MUNÍCIPIO É LATENTE, TEM UM MATADOURO QUE É UM CRIME AMBIETAL, SOCIAL E SANITÁRIO. OUTRO CRIME É O LIXÃO NO INÍCIO DA CIDADE, UMA BELA PORTA DE ENTRADA, QUEM CHEGA PELA ESTRADA OU DE AVIÃO E RECEBIDO COM UMA REVOADA DE URUBÚS.
PARTICIPE DA CAMPANHA VAMOS ADOTAR UM URUBÚ.
A CIDADE É MUITO BONITA, TEM UM PARQUE QUE MAIS PARECE UMA PRAÇA, QUE ATÉ TEM BOI, SENDO ISSO APENAS UM DETALHE, QUE NO ENTANTO SÓ É USADO UMA VEZ POR ANO, E SÓ FORAM GASTOS R$7.OOO.000,00, NO PRIMEIRO ANO, DESTA OBRA QUE FOI REBATIZADA PELA DE PARQUE DE EXPOSIÇÃO "JOSÉ DINIZ FILHO". NELE OS MAIS DIGNOS CIDADÃOS DESSE MUNÍCIPIO, DÃO NOMES DE RUAS, DE PISTAS, DE TATERSAIS, DE MONUMENTO A UMA PECUÁRIA POBRE.
COM EM SUA MAIORIA DE PECUARISTAS, OU MELHOR DE PEQUENOS CRIADORES(MINICRIADORES), QUE A MAIORIA VIVE DO PASSADO, SEM ENCHERGAR UM PALMO ADIANTE DO NARIZ.
SE O ESTADO DO AMAZONAS FECHAR PARA ENTRADA DE GADO DO PARÁ, OS PECUARISTAS MAIORES, QUE NÃO SÃO MUITOS, OS QUAIS PODEMOS CONTAR NOS DEDOS DAS MÃOS, VÃO ABATER ONDE?
E DIANTE DISSO TEMOS UMA POPULAÇÃO COM O NÍVEL CRÍTICO INSIGUINIFICANTE, PARA VER ESSES ABSURDOS ACONTECENDO, E NÃO SE PRONUCIAR A RESPEITO, A IMPRENSA É TENDENCIOSA, PRO LADO DO GOVERNO.
ORIXIMINÁ VIVE DE APARÊNCIAS...
Postar um comentário