O programa Vigilante Voluntário, da Diretoria de Vigilância em Saúde, que no ano passado foi escolhido para representar o Estado no Pará no Fórum Nacional da Anvisa, volta a atacar o mosquito da dengue.
Para o trabalho, são escolhidos representantes de cada associação de bairro existentes em Oriximiná que vão atuar junto com os agentes de endemias realizando visitas domiciliares para identificar e erradicar potenciais focos de desenvolvimento do mosquito além de levar orientações a população sobre formas de prevenção contra a dengue. Os escolhidos para atuar no combate ao Aedes Aegypt são considerados vigilântes voluntários, daí o nome do projeto.
Dentro das ações do programa também estão previstas a realização dos chamados "ARRASTÕES CONTRA A DENGUE" que consistem em um dia inteiro de atividades em um único bairro mobilizando a população para destruir qualquer possibilidade de reprodução do Aedes Aegypt. Esses arrastões são realizados em bairros que apresentam focos do mosquito e notificações de casos da dengue.
Idealizado pela Dra. Márcia Campos, veterinária e Diretora de Vigilância em Saúde de Oriximiná, o projeto teve início no ano passado e trouxe grandes resultados. "O Vigilânte Voluntário deu tão certo que foi escolhido para representar o Estado do Pará no Fórum Nacional da Anvisa, pois ele mobiliza e capacitada o cidadão para participar na luta contra a dengue e é só com a participação das pessoas que podemos erradicar esse mal." - Márcia Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário