segunda-feira, 29 de junho de 2009

CURIOSIDADE DA SEMANA!


Você sabia que as comunidades quilombolas de Oriximiná foram as primeiras a conseguir titulação de terras de remanescentes de quilombos, direito assegurado na Constituição Federal de 1988.

Tudo começou com a Comunidade Boa Vista, Cuminá, que recebeu do INCRA, em 1995, a primeira titulação de terras de quilombos do Brasil. A partir daí, os remanescentes dessa comunidade viajaram para várias regiões do país levando sua experiência a outros quilombolas.

A conquista também se estendeu às demais localidades oriximinaenses e hoje 28 comunidades contam com suas terras demarcadas e tituladas como áreas quilombolas. Veja quais são:

Abuí, Paraná do Abuí, Tapagem, Sagrado Coração de Jesus, Mãe Cué, Juquirizinho, Juquiri Grande, Jamari, Palhal, Erepecu, Moura, Boa Vista, Mussurá, Bacabal, Arancuan de Cima, Arancuan do Meio, Arancuan de Baixo, Serrinha, Terra Preta II, Jarauacá, Água Fria, Poço Fundo, Acapu, Varre Vento, Boa Vista do Cuminá, Santa Rita, Jauari, Araça, Espírito Santo, São Joaquim, Pancada e Ariramba.
Uma das grandes responsáveis por essa conquista foi a criação da ARQUIMO - Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná.

INTERAÇÃO COM VISITANTES:
Gostou da informação? Na próxima semana tem mais! Mande também a sua curiosidade para leizeanjos@hotmail.com. Participe!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gente que bacana. eu ia morrer e não sabia disso. então´quer dizer que os quilombolas de nossa terrinha deram um passo muito importante na história do negro no Brasil. Parabens aos nossos remanescentes de quilombos.